Dashboard de coorte

Visão geral: o dashboard de Cohort agrupa usuários de aplicativo por data de aquisição. Realizar análise de desempenho nos ciclos de vida do usuário. Use o dashboard para obter insights sobre como as diferenças de campanha alteram as métricas da campanha. 

Novidades sobre Cohort

September 6, 2020: Real-time Cohort selection: Select between real-time with partial data and daily data freshness rates.

Receita por dias pós-instalação, detalhada por fonte de mídia 

FullCohort_us-en.png

Dashboard de coorte

To use Cohort, select users from one or more apps and cohort them by conversion date. Cohort metrics like revenue, ROI, and event conversion rates are available. Break the cohort down, for comparison purposes, into dimensions like campaign or media source. Doing so can uncover patterns or changes in performance over user or campaign life-cycles. See Cohort analysis: back to basics and Cohort use cases

Cohort principles

  • Cohort conversion types
    • Aquisição de usuários: dados de performance de instalações (reinstalações não inclusas)
    • Retargeting: dados de performance de reatribuições ou reengajamentos
    • Unificado
      • O desempenho conjunto das campanhas de aquisição e retargeting de usuários (incluindo custo e receita).
      • If an event is attributed to both conversion types, only the retargeting event is included. Meaning, the report is generated using events where is_primary_attribution=true.
    • Cohort trend types
      • Desempenho da vida útil do usuário: Os usuários são agrupados por dia de conversão . Isso permite comparar o desempenho do usuário pós-conversão, começando com o dia da conversão, conhecido como dia 0 da coorte. A Coorte desconsidera a hora do evento e usa apenas o dia do evento.  Um máximo de 180 dias de coorte é exibido. Essa tendência é normalmente usada para avaliar o desempenho do usuário em relação à fonte de mídia.  
      • KPI por tempo de atribuição: usuários são agrupados por tempo de conversão (data). Isso permite avaliar o desempenho da campanha ao longo do tempo e visualizar os KPIs da campanha em relação ao tempo de conversão (data).

Exemplo: tendência de desempenho da vida útil do usuário x KPI por tendência de tempo de atribuição

Nesse exemplo, os mesmos dados brutos são usados para gerar os dois tipos de tendência de coorte. A tabela de dados brutos contém eventos de atribuição relacionados a diferentes usuários A, B, C e D. Os usuários engajam com um anúncio, instalam o aplicativo e, após a conversão, fazem uma ou mais compras. O dia de coorte 0 é o dia da instalação.

CohortExample_en-us.jpg

Metrics available

    Funções
Sempre / Opcional 

Métrica

Contagem cvr (taxa de conversão) Classificar Soma Usuários únicos
Número Percentual Percentual Número Número
Sempre Usuários - - - -
Sempre Custo - - - -
Sempre eCPI médio - - - -
OPCIONAL "event_name"   -
OPCIONAL Receita - - -
OPCIONAL ROAS - - - -
OPCIONAL ROI - - - -
OPCIONAL Sessões (2) - - (1)
OPCIONAL Desinstalações - - -

(1) Sessões exclusivas retornam quando aggregation_type=on_day
(2) Sessões de retargeting (reengajamento e reatribuição) estão disponíveis para sessões que ocorrem a partir de 13 de julho de 2020. Isso significa que as sessões que ocorrem até 12 de julho de 2020 não são exibidas. 

Usando Coorte

Setting up an analysis

  1. Go to Dashboard > Cohort.
    The Cohort dashboard opens. The conversion date range displays

    mceclip1.png

  2. Defina o período da data da conversão (aquisição do usuário ou engajamento de retargeting) de 1 a 32 dias. Os dados relativos às datas mais recentes podem resultar em dados parciais indicados por traços em gráficos e tabelas. 
  3. Click Edit Cohort.
    The Cohort setup window opens.

    CohortSetup.jpg

  4. Complete o seguinte:
    • Tipo de coorte:
      • Aquisição de usuário.
      • Retargeting
      • Unificada: inclui eventos tanto de atribuição de usuários como de conversões de retargeting. Observação: eventos de retargeting têm prioridade sobre os eventos de aquisição, o que significa que o relatório contém eventos em que is_primary_attribution=true
    • Selecione um tipo de tendência :
      • Desempenho da vida útil do usuário. 
      • KPI por tempo de atribuição.
    • Usuários dos aplicativos: selecione um ou mais aplicativos. Observação: as agências podem selecionar apenas um aplicativo.
    • Agrupado por:  Selecione uma ou mais dimensões [Padrão: Origem da mídia]. 
    • Tamanho mínimo da coorte: defina o tamanho mínimo da coorte. Isso evita sobrecarregar seu relatório com coortes insignificantes (pequenas). [Padrão=1]
    • Campos opcionais:
      • Filtrado por: selecione uma ou mais dimensões para filtrar. Não há filtros padrão.
  5. Click Apply changes.
    The report displays.
  6. Para finalizar a configuração de cohort, conclua um dos procedimentos de tipo de tendência a seguir. 
  7. [Optoinal] Managing saved cohort reports.

Tipo de tendência—desempenho da vida útil do usuário

Os usuários são agrupados em coortes por dias pós-conversão. O dia de conversão é chamado de dia pós-conversão 0. O dia seguinte é o dia pós-conversão 1, e assim por diante. O número máximo de dias é 180. 

DaysPost.jpg

  • Select a metric, function, and per user
    Note! Not all combinations of metric, function, and per-user are available. 
    • Métricas: Receita, Sessões, Desinstalações, ROI, Evento in-app, ROAS.
    • Funções: a métrica é calculada usando funções. A lista de funções varia dependendo da métrica.
      • Sum: the total revenue on a cohort day. 
      • Countcount of events. For example, the number of sessions, number of revenue events, number of uninstalls, etc. 
      • Usuários únicos: o número único de usuários que realizaram um evento. Isso significa, por exemplo, que se um usuário abrir o aplicativo 10 vezes em um determinado dia, o resultado mostrado será 1.
      • Conversão no aplicativo: taxa de conversão de instalação/retargeting para um evento in-app. O número de usuários únicos que realizam um determinado evento in-app pelaprimeira vez dividido pelo número de usuários únicos na coorte. Por exemplo, o número de usuários [únicos] em uma coorte é 100. Desses, 20 realizam um determinado evento in-app pela primeira vez. A taxa de conversão no aplicativo é de 20/100=20%. 
    • Por usuário: quando selecionada, a soma ou a contagem é dividida pelo número de usuários do aplicativo.
  • Duração da exibição: o número de dias da coorte para exibir a pós-conversão. Dia 0 é o dia da conversão, Dia 1 é o dia seguinte à conversão e assim por diante. Observação: a duração da exibição será truncada se o resultado for uma data futura.
  • Tabela  ou  Gráfico
    • Os gráficos exibem os 5/10 melhor classificados pelo número de usuários de aplicativos na coorte. Isso é independente da dimensão exibida.
    • As tabelas exibem até 50 linhas. Os usuários, o custo e o eCPI médio (custo efetivo por instalação) sempre são exibidos independentemente da métrica selecionada.
  • No dia ou  Cumulativo:
    • No dia significa o valor da métrica apenas para aquele dia. 
    • Cumulativo significa o total cumulativo ou em execução da métrica.

Tipo de tendência—KPI por tempo de atribuição

Os usuários são agrupados em coortes por tempo da atribuição (data)

KPIdays.jpg

  • Select a metric, function, KPI days, and per user
    Note! Not all combinations of metric, function, and per-user are available. 
    • Métricas: Receita, Sessões(não disponíveis na visualização unificada)Desinstalações, ROI, Evento in-app, ROAS.
    • Funções: a métrica é calculada usando funções. A lista de funções varia dependendo da métrica.
      • Soma: a receita total em um dia de coorte. 
      • Contagem
      • Usuários únicos: o número único de usuários que realizaram um evento. Isso significa, por exemplo, que se um usuário abrir o aplicativo 10 vezes em um determinado dia, o resultado mostrado será 1.
      • Conversão no aplicativo: taxa de conversão de instalação/retargeting para um evento in-app. O número de usuários únicos que realizam um determinado evento in-app pela primeira vez dividido pelo número de usuários únicos na coorte. Por exemplo, o número de usuários [únicos] em uma coorte é 100. Desses, 20 realizam um determinado evento in-app pela primeira vez. A taxa de conversão no aplicativo é de 20/100=20%. 
    • KPI daysSelect from Day 0, Day 3, Day 7, etc. Day 0 is the conversion day only. Day 3 means the conversion day and the next three days, a total of four days, likewise, for the remaining days. The KPI value is totaled for the period selected. 
    • Por usuário: quando selecionada, a soma ou a contagem é dividida pelo número de usuários do aplicativo.
    • Tabela ou GráficoGráficos exibem os 5 ou 10 melhores classificados pelo número de usuários de aplicativos na coorte. Isso é independente da dimensão exibida no gráfico. As tabelas exibem até 50 linhas.
    • No dia : o valor apenas no dia da coorte especificado. Por exemplo, no caso do dia 7, isso significa o valor no dia 7 após a conversão.
    • Cumulativo em que: o valor combinado de todos os dias especificados em Dias. Por exemplo, no caso do dia 7, isso significa o total do dia da conversão e dos 7 dias seguintes. 

Lista de dimensões para agrupamento e filtragem

Dimensões para agrupamento e filtragem
Dimensão Comentários Agrupar por Filtrar por
Anúncio  
ID do anúncio  
Conjunto de anúncios  
ID do conjunto de anúncios  
Agência  
Aplicativos Relevante quando o relatório contém vários aplicativos X
Tipo do toque atribuído Valores: clique, impressão ou NA (orgânico)
Campanha  
ID da campanha  
Canal  
Tipo de conversão

Dependente do tipo de coorte:

  • Aquisição de usuário: Instalação
  • Retargeting: Reengajamento, Reatribuição
País (geolocalização) Com base no endereço de IP do usuário
Data

Dependente do tipo de coorte:

  • Aquisição e unificação de usuários: a data em que o aplicativo foi lançado pela primeira vez.
  • Retargeting: a data em que o aplicativo foi lançado pela primeira vez após o reengajamento.
X
Loja de aplicativos da instalação

Relevante e disponível para aplicativos que visam o mercado interno chinês usando o método de atribuição multi-store.

Palavras-chave

Palavras-chave de busca fornecidas pelos parceiros integrados

Fonte de mídia  
Tipo de receita

 Regular, Monetização de anúncios

 x
ID do site  
Subparâmetro 1  

Usando Meus relatórios—Salve e selecione relatórios

  • A opção "Meus relatórios" permite que você salve as configurações atuais do dashboard para uso futuro. 
  • Selecione um relatório salvo para exibir os dados de cohort mais recentes disponíveis.
  • Você pode salvar um ou mais relatórios.
  • Somente você pode acessar Meus relatórios. 
Usando Meus relatórios
Recurso

Descrição

Meus relatórios

MyReports.png

Selecione um relatório para exibir os dados mais recentes disponíveis.

Salvar alterações 

Salvar relatório. Observação: o relatório selecionado está sobreposto. 

Opções de ação (Elipse.png)

 

  • Salvar como novo
    • Salvar relatório usando um nome de relatório diferente
    • [Opção] Tornar esse relatório padrão
  • Renomear: alterar o nome do relatório
  • Definir como padrão: tornar o relatório padrão. Quando você abre o Cohort, este é o relatório que é exibido inicialmente
  • Excluir: excluir o relatório

Dados parciais

Use the Real-time Cohort control to select the data display mode:

  • [Default] Real-time:
    • Attribution data updated continuously in real-time including revenue.
    • Cost date update 6 times a day on average every four hours.
    • Partial data (indicated by dashes in reports and charts) is included
  • Daily: Data is updated daily and available a few minutes after midnight. Data of partial days does note display. 

O que são dados parciais?

For a given day in the conversion data range, if the number of days that have elapsed since the conversion date is less than the cohort day, that cohort day contains partial data. Meaning partial data occurs on any day where the cohort day < current date-conversion date.

Exportar a coorte para um arquivo CSV

Para exportar relatórios de coorte para arquivos CSV:

  • In the upper-right side of the Cohort reports window, click Download.png(export).
    The cohort report CSV file is downloaded.

Information

Coorte para agências

  • O anunciante precisa conceder permissão à agência para usar Coorte. 
    • Para dar permissão a uma agência, o anunciante:
      • Acesse  Configuração > Parceiros Integrados.
      • Seleciona a agência.
      • Acesse a guia de permissões, ative Permitir acesso aos seus relatórios de retenção e coorte.
  • As agências são limitadas ao acesso ao tráfego gerado pela agência.

Casos de uso

Soma da receita por país

Gráfico: receita acumulada por usuário

CohortGraph.png

Tabela: receita por dia

CohortTable.png

Conversão de evento in-app

Um anunciante define um evento in-app af_purchase.O gráfico de coorte exibe a porcentagem de usuários de aplicativos na coorte que efetuaram uma compra em mobile. Podemos ver que no dia 10, por exemplo, quase 30% (11,11 %+9.71%+7,47%) dos usuários da coorte realizaram uma compra em mobile

.Coorte-inapp

FAQ

Perguntas frequentes sobre Coorte
Pergunta Resposta
Posso visualizar o Custo e ROI da palavra-chave do Apple Search Ads? Yes, you can.
Apple Search Ads provides us with the cost for each keyword per day broken down by Campaign\Adset\Ad. Note: Breakdown by Geo/country is not available.
Para uma determinada fonte de mídia, por que o mesmo nome de campanha é exibido mais de uma vez?
  • Se você usar o mesmo nome de campanha com campanhas que tem IDs de campanha diferentes, o nome será exibido mais de uma vez. 
  • Você deve alocar nomes exclusivos de IDs de campanha
  • Ao alterar os nomes da campanha, os dados são alinhados com o último nome usado.
Posso visualizar usuários orgânicos?

Por definição, os usuários orgânicos estão incluídos nos relatórios de Cohort.

Para limitar o relatório de Cohort apenas a usuários orgânicos:

  1. No dashboard de Cohort, clique no botão Editar Cohort.
  2. Na janela de configuração de Cohort, defina Filtrar por > Fonte de mídia é Orgânica:

    cohort_setup_filtered_by_media_source_is_organic.png

  3. Clique em Aplicar alterações

Características e limitações

Características e limitações da Coorte
Característica Yes / No  Observações 
Acesso da ad network ao Coorte No  
Acesso das agências Yes
  • Limitado a um aplicativo 
  • Contas híbridas não podem acessar Cohort
  • Solicite permissão de acesso para cada aplicativo
  • Não é possível selecionar vários aplicativos
  • Acesso a dados orgânicos não é possível
Transparência da agência No  
Fuso horário específico do aplicativo Yes

Exceção: em todos os casos a seguir, a AppsFlyer ignora o fuso horário específico do aplicativo e usa como fuso horário padrão UTC +0:

  • O relatório de coorte contém dados de vários aplicativos, e os aplicativos têm fusos horários diferentes.
  • Todos os aplicativos têm o mesmo fuso horário e o fuso horário de pelo menos um dos aplicativos foi alterado durante o período do relatório da coorte. Para determinar o período do relatório:
    • Data inicial: a primeira data no período da conversão
    • Data final: é calculada somando o número de dias na duração da exibição à última data no período da conversão. Exemplo: Última data: 1 de janeiro de 2019. Duração do relatório: 30 dias. Data final: 31 de janeiro de 2019.
Moeda específica do aplicativo  Yes Exceção: todos os aplicativos precisam usar a mesma moeda
Limitações  
  • Download de arquivos CSV:
    • Máximo de 10.000 linhas
    • Não está disponível para a tendência KPI por tempo de atribuição.
  • Gráficos: exibem os 5 ou 10 melhores, ordenados pelo número de usuários da coorte
  • Tabelas: exibem as primeiras 50 linhas ordenadas pelo número de usuários na coorte.
  • Receita: a receita de reinstalações de campanhas de UA não está incluída. 
  • Cost: AppsFlyer does not report cost data for keywords that contain uppercase letters in the cohort report or cohort API.
Dados orgânicos Yes Incluso
Dados não orgânicos Yes Incluso
Atualização de dados em tempo real Em tempo real com efeitos a partir de 23 de agosto de 2020
Dados históricos Yes

Suporte para dados de conversão mais antigos (instalação ou redirecionamento): 1 de janeiro de 2019

Acesso de membro da equipe Yes  

Atualizações de Cohort

Atualizações e alterações de Cohort
Atualização   

20-08-2020

Suporte para dados parciais indicado por traços em gráficos e tabelas, e o sufixo parcial em relatórios para download

14-07-2020

Recurso adicional: Meus relatórios

13-07-2020

Sessões de retargeting disponíveis

  • Sessões de retargeting que ocorreram em ou após 13 de julho de 2020 estão disponíveis. Isso significa que essa alteração não é retroativa. 
  • As sessões de retargeting estão disponíveis nas exibições de Cohort correspondentes, ou seja, retargeting e unificação. 
  • No caso da exibição unificada, se as sessões foram atribuídas a uma fonte de mídia de UA e retargeting, a fonte de mídia de retargeting prevalecerá e a fonte de mídia de UA não será exibida. 
  • Taxa de atualização dos dados: diariamente às 13:00 UTC.
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