Dashboard de cohort

Visão geral: o dashboard de Cohort agrupa usuários de aplicativo por data de aquisição. Realizar análise de desempenho nos ciclos de vida do usuário. Use o dashboard para obter insights sobre como as diferenças de campanha alteram as métricas da campanha. 

Receita por dias pós-instalação, detalhada por fonte de mídia 

Full_cohort_us-en.png

Dashboard de cohort

Para usar o Cohort, selecione usuários de um ou mais aplicativos e segmente-os por data de conversão. Métricas de cohort como receita, ROI e taxas de conversão de eventos estão disponíveis. Para comparação, divida o cohort em dimensões como campanha ou fonte de mídia. Isso pode revelar padrões ou alterações no desempenho em relação aos ciclos de vida do usuário ou da campanha. Consulte Análise de cohort: de volta ao básico e Casos de uso de cohort

Princípios de cohort

OV.png
  • Tipo de cohort
    • Unificado
      • O desempenho conjunto das campanhas de aquisição e retargeting de usuários (incluindo custo e receita).
      • Se um evento for atribuído a ambos os tipos de conversão, apenas o evento de retargeting será incluído. Ou seja, o relatório é gerado usando a fonte de mídia de último toque real. Para quem está familiarizado com dados brutos, isso significa eventos em que is_primary_attribution=true.
    • Aquisição de usuários: dados de performance de instalações (reinstalações não inclusas)
    • Retargeting: dados de performance de reatribuições ou reengajamentos
  •  Tipo de tendência
    • Performance de lifetime do usuário: os usuários são agrupados por dia de conversão. Isso permite comparar a performance do usuário pós-conversão, começando com o dia da conversão, conhecido como dia 0 do cohort. O Cohort desconsidera a hora do evento e usa apenas o dia do evento. Um máximo de 180 dias de cohort é exibido. Essa tendência normalmente é usada para avaliar a performance do usuário em relação à fonte de mídia.
    • KPI por tempo de atribuição: usuários são agrupados por tempo de conversão (data). Isso permite avaliar o desempenho da campanha ao longo do tempo e visualizar os KPIs da campanha em relação ao tempo de conversão (data).
  • Métricas relacionadas ao custo:  em Cohort (diferente do dashboard de Visão Geral e de outras ferramentas de relatórios), as métricas de custo da campanha somente são incluídas se houver uma atribuição associada (instalação, reengajamento ou reatribuição). Em outras palavras, se uma campanha incorrer em custos com base em cliques e impressões, mas não tiver atribuições, o custo não será incluído nos relatórios de cohort. Esse princípio é válido para todos os níveis da hierarquia de publicidade. 
  • Opções de granularidade
    Tipo de granularidade  Período permitido Observações
    Dias Selecione entre 1 e 32 dias dos 180 dias anteriores  
    Horas Selecione entre 1 e 72 horas das 72 horas anteriores Métricas relacionadas ao custo não disponíveis

Exemplo: tendência de desempenho da vida útil do usuário x KPI por tendência de tempo de atribuição

Nesse exemplo, os mesmos dados brutos são usados para gerar os dois tipos de tendência de coorte. A tabela de dados brutos contém eventos de atribuição relacionados a diferentes usuários A, B, C e D. Os usuários engajam com um anúncio, instalam o aplicativo e, após a conversão, fazem uma ou mais compras. O dia de coorte 0 é o dia da instalação.

CohortExample_en-us.jpg

Métricas disponíveis

    Funções
Sempre / Opcional 

Métrica

Contagem cvr (taxa de conversão) Classificar Soma Usuários únicos
Número Percentual Percentual Número Número
Sempre Usuários - - - -
Sempre Custo (3) - - - -
Sempre eCPI médio - - - -
OPCIONAL "event_name"   -
OPCIONAL Receita - - -
OPCIONAL ROAS (3) - - - -
OPCIONAL ROI (3) - - - -
OPCIONAL Sessões (2) - - (1)
OPCIONAL Desinstalações (3) - - -

(1) Sessões exclusivas retornam quando aggregation_type=on_day
(2) Sessões de retargeting (reengajamento e reatribuição) estão disponíveis para sessões que ocorrem a partir de 13 de julho de 2020. Isso significa que as sessões que ocorrem até 12 de julho de 2020 não são exibidas. 
(3) Não disponível nos seguintes casos:

  • O tipo de visualização é unificado
  • A granularidade está em horas. Calculada diariamente usando o horário UTC. 

Usando Coorte

Configurando uma análise

  1. Acesse Dashboard> Cohort.
    O dashboard de Cohort é aberto. O intervalo de datas de conversão e a granularidade são exibidos.
    mceclip0__1_.png
  2. Selecione a granularidade [padrão] Dias ou Horas
  3. Defina o período de atribuição (aquisição do usuário ou engajamento por retargeting). Os dados relativos às datas mais recentes podem resultar em dados parciais indicados por traços em gráficos e tabelas. 
  4. Clique em Editar Coorte.
    A janela de configuração da Coorte é aberta.

    CohortSetup.jpg

  5. Complete o seguinte:
    • Tipo de coorte:
      • Aquisição de usuário.
      • Retargeting
      • Unificado: inclui os eventos in-app de atribuição de usuários e atribuições de retargeting. Observação: os eventos de retargeting têm precedência sobre os eventos de aquisição de usuários, o que significa que o relatório contém eventos em que is_primary_attribution=true
    • Selecione um tipo de tendência:
      • Desempenho da vida útil do usuário. 
      • KPI por tempo de atribuição.
    • Usuários dos aplicativos: selecione um ou mais aplicativos. Observação: as agências podem selecionar apenas um aplicativo.
    • Agrupado por: selecione uma ou mais dimensões [Padrão: Fonte de mídia]. 
    • Tamanho mínimo da coorte: defina o tamanho mínimo da coorte. Isso evita sobrecarregar seu relatório com coortes insignificantes (pequenas). [Padrão=1]
    • Campos opcionais:
      • Filtrado por: selecione uma ou mais dimensões para filtrar. Não há filtros padrão.
  6. Clique em Aplicar alterações.
    O relatório é exibido.
  7. Para finalizar a configuração de cohort, conclua um dos procedimentos de tipo de tendência a seguir. 
  8. [Opcional] Gerenciando relatórios de cohort salvos.

Tipo de tendência—desempenho da vida útil do usuário

Os usuários são agrupados em coortes por dias pós-conversão. O dia de conversão é chamado de dia pós-conversão 0. O dia seguinte é o dia pós-conversão 1, e assim por diante. O número máximo de dias é 180. 

DaysPost.jpg

  • Selecione uma métrica, função e por usuárioObservação: Nem todas as combinações de métrica, função e por usuário estão disponíveis. 
    • Métricas: Receita, sessões, Desinstalações, ROI,  Evento in-app, ROAS.
    • Funções: a métrica é calculada usando funções. A lista de funções varia dependendo da métrica.
      • Soma: a receita total em um dia de coorte. 
      • Contagem: contagem de eventos. Por exemplo, o número de sessões, número de eventos de receita, número de desinstalações etc. 
      • Usuários únicos: o número único de usuários que realizaram um evento. Isso significa, por exemplo, que se um usuário abrir o aplicativo 10 vezes em um determinado dia, o resultado mostrado será 1.
      • Conversão no aplicativo: taxa de conversão de instalação/retargeting para um evento in-app. O número de usuários únicos que realizam um determinado evento in-app pelaprimeira vez dividido pelo número de usuários únicos na coorte. Por exemplo, o número de usuários [únicos] em uma coorte é 100. Desses, 20 realizam um determinado evento in-app pela primeira vez. A taxa de conversão no aplicativo é de 20/100=20%. 
    • Por usuário: quando selecionada, a soma ou a contagem é dividida pelo número de usuários do aplicativo.
  • Duração da exibição: o número de dias da coorte para exibir a pós-conversão. Dia 0 é o dia da conversão, Dia 1 é o dia seguinte à conversão e assim por diante. Observação: a duração da exibição será truncada se o resultado for uma data futura.
  • Tabela ou Gráfico: 
    • Os gráficos exibem os 5 ou 10 melhores classificados pelo número de usuários de aplicativos no cohort. Isso é independente da dimensão exibida.
    • As tabelas exibem até 50 linhas. Os usuários, o custo e o eCPI médio (custo efetivo por instalação) sempre são exibidos independentemente da métrica selecionada.
  • No dia ou Cumulativo:
    • No dia significa o valor da métrica apenas para aquele dia. 
    • Cumulativo significa o total cumulativo ou em execução da métrica. Atenção! No contexto de uma métrica exclusiva de usuários, isso significa o número de usuários únicos que realizam um determinado evento até um determinado dia de cohort. Não é a soma de usuários únicos dos dias anteriores. 

Tipo de tendência—KPI por tempo de atribuição

Os usuários são agrupados em coortes por tempo da atribuição (data)

KPIdays.jpg

  • Selecione uma métrica, função e por usuárioObservação: Nem todas as combinações de métrica, função e por usuário estão disponíveis. 
    • Métricas: Receita, Sessões (não disponíveis na visualização unificada), Desinstalações, ROI, Evento in-app, ROAS.
    • Funções: a métrica é calculada usando funções. A lista de funções varia dependendo da métrica.
      • Soma: a receita total em um dia de coorte. 
      • Contagem
      • Usuários únicos: o número único de usuários que realizaram um evento. Isso significa, por exemplo, que se um usuário abrir o aplicativo 10 vezes em um determinado dia, o resultado mostrado será 1.
      • Conversão no aplicativo: taxa de conversão de instalação/retargeting para um evento in-app. O número de usuários únicos que realizam um determinado evento in-app pelaprimeira vez dividido pelo número de usuários únicos na coorte. Por exemplo, o número de usuários [únicos] em uma coorte é 100. Desses, 20 realizam um determinado evento in-app pela primeira vez. A taxa de conversão no aplicativo é de 20/100=20%. 
    • Dias de KPI:  selecione entre o dia 0, dia 3, dia 7 etc. O dia 0 é apenas o dia da conversão. Dia 3 significa o dia da conversão e os próximos três dias, um total de quatro dias, da mesma forma, para os dias restantes. O valor do KPI é totalizado para o período selecionado. 
    • Por usuário: quando selecionada, a soma ou a contagem é dividida pelo número de usuários do aplicativo.
    • Tabela ou Gráfico: Gráficos exibem os 5 ou 10 melhores classificados pelo número de usuários de aplicativos na coorte. Isso é independente da dimensão exibida no gráfico. As tabelas exibem até 50 linhas.
    • No dia: o valor apenas no dia da coorte especificado. Por exemplo, no caso do dia 7, isso significa o valor no dia 7 após a conversão.
    • Cumulativo: o valor combinado de todos os dias especificados em Dias. Por exemplo, no caso do dia 7, isso significa o total do dia da conversão e dos 7 dias seguintes. Atenção! No contexto de usuários únicos, isso significa o número cumulativo de usuários únicos.

Lista de dimensões para agrupamento e filtragem

Dimensões para agrupamento e filtragem
Dimensão Comentários Agrupar por Filtrar por
Anúncio  
ID do anúncio  
Conjunto de anúncios  
ID do conjunto de anúncios  
Agência  
Aplicativos Relevante quando o relatório contém vários aplicativos X
Tipo do toque atribuído Valores: clique, impressão ou NA (orgânico)
Campanha  
ID da campanha  
Canal  
Tipo de conversão

Dependente do tipo de coorte:

  • Aquisição de usuário: Instalação
  • Retargeting: Reengajamento, Reatribuição
País (geolocalização) Com base no endereço de IP do usuário

Horário: no caso da granularidade diária é a data. No caso de granularidade por hora é a hora do dia. 

Dependente do tipo de coorte:

  • Aquisição e unificação de usuários: a data em que o aplicativo foi inicializado pela primeira vez.
  • Retargeting: o horário em que o aplicativo foi inicializado pela primeira vez após o reengajamento.

 

X
Loja de aplicativos da instalação

Relevante para aplicativos que implementam a atribuição de várias stores do Android. Entre em contato com seu CSM para habilitar essa dimensão. 

Palavras-chave

Palavras-chave de busca fornecidas pelos parceiros integrados

Fonte de mídia  
Tipo de receita

 Regular, Monetização de anúncios

 x
ID do site  
Subparâmetro 1  

Usando Meus relatórios—Salve e selecione relatórios

  • A opção "Meus relatórios" permite que você salve as configurações atuais do dashboard para uso futuro. 
  • Selecione um relatório salvo para exibir os dados de cohort mais recentes disponíveis.
  • Você pode salvar um ou mais relatórios.
  • Somente você pode acessar Meus relatórios. 
Usando Meus relatórios
Recurso

Descrição

Meus relatórios

MyReports.png

Selecione um relatório para exibir os dados mais recentes disponíveis.

Salvar alterações 

Salvar relatório. Observação: o relatório selecionado está sobreposto. 

Opções de ação (Elipse.png)

 

  • Salvar como novo
    • Salvar relatório usando um nome de relatório diferente
    • [Opção] Tornar esse relatório padrão
  • Renomear: alterar o nome do relatório
  • Definir como padrão: tornar o relatório padrão. Quando você abre o Cohort, este é o relatório que é exibido inicialmente
  • Excluir: excluir o relatório

Dados parciais

Use o controle Cohort em tempo real para selecionar o modo de exibição de dados:

  • [Padrão]Em tempo real:
    • Dados de atribuição atualizados continuamente em tempo real, incluindo a receita.
    • Os dados de custo são atualizados 6 vezes por dia, a cada quatro horas, em média.
    • Dados parciais (indicados por traços em relatórios e gráficos) estão incluídos
  • Diariamente: os dados são atualizados diariamente e ficam disponíveis alguns minutos após a meia-noite. Dados de dias parciais não são exibidos. 

O que são dados parciais?

Para um determinado dia no intervalo de conversão de dados, se o número de dias decorridos desde a data da conversão for menor que o dia do cohort, esse dia do cohort contém dados parciais. Isso significa que os dados parciais ocorrem em qualquer dia quando a data do cohort < data atual - data da conversão.

Exportar a coorte para um arquivo CSV

Para exportar relatórios de coorte para arquivos CSV:

  • No lado superior direito da janela de Relatórios de Cohort, clique em Download.png(exportar).
    O arquivo CSV do relatório de cohort é baixado.

Informações

Coorte para agências

  • O anunciante precisa conceder permissão à agência para usar Coorte. 
    • Para dar permissão a uma agência, o anunciante:
      • Vai para Configuração > Parceiros integrados.
      • Seleciona a agência.
      • Acesse a guia de permissões, ative Permitir acesso aos seus relatórios de retenção e coorte.
  • As agências são limitadas ao acesso ao tráfego gerado pela agência.

Casos de uso

Soma da receita por país

Gráfico: receita acumulada por usuário

CohortGraph.png

Tabela: receita por dia

CohortTable.png

Conversão de evento in-app

Um anunciante define um evento in-app af_purchase.O gráfico de coorte exibe a porcentagem de usuários de aplicativos na coorte que efetuaram uma compra em mobile. Podemos ver que no dia 10, por exemplo, quase 30% (11,11 %+9.71%+7,47%) dos usuários da coorte realizaram uma compra em mobile

.Coorte-inapp

FAQ

Perguntas frequentes sobre Coorte
Pergunta Resposta
Posso visualizar o Custo e ROI da palavra-chave do Apple Search Ads? Sim, é possível.
O Apple Search Ads nos mostra o custo de cada palavra-chave por dia, separado por Campanha/Conjunto de Anúncios/Anúncio. Observação: a análise detalhada por localização/país não está disponível.
Para uma determinada fonte de mídia, por que o mesmo nome de campanha é exibido mais de uma vez?
  • Se você usar o mesmo nome de campanha com campanhas que tem IDs de campanha diferentes, o nome será exibido mais de uma vez. 
  • Você deve alocar nomes exclusivos de IDs de campanha
  • Ao alterar os nomes da campanha, os dados são alinhados com o último nome usado.
Posso visualizar usuários orgânicos?

Por definição, os usuários orgânicos estão incluídos nos relatórios de Cohort.

Para limitar o relatório de Cohort apenas a usuários orgânicos:

  1. No dashboard de Cohort, clique no botão Editar Cohort.
  2. Na janela de configuração de Cohort defina Filtrar por > Fonte de mídia é Orgânico:

    cohort_setup_filtered_by_media_source_is_organic.png

  3. Clique em Aplicar alterações

Características e limitações

Características e limitações da Coorte
Característica Sim /Não  Observações 
Acesso da ad network ao Coorte Não  
Acesso das agências Sim
  • Limitado a um aplicativo 
  • Contas híbridas não podem acessar Cohort
  • Solicite permissão de acesso para cada aplicativo
  • Não é possível selecionar vários aplicativos
  • Acesso a dados orgânicos não é possível
Transparência da agência Sim A partir de 10 de janeiro de 2021
Fuso horário específico do aplicativo Sim

Exceção: em todos os casos a seguir, a AppsFlyer ignora o fuso horário específico do aplicativo e usa como fuso horário padrão UTC +0:

  • O relatório de coorte contém dados de vários aplicativos, e os aplicativos têm fusos horários diferentes.
  • Todos os aplicativos têm o mesmo fuso horário e o fuso horário de pelo menos um dos aplicativos foi alterado durante o período do relatório da coorte. Para determinar o período do relatório:
    • Data inicial: a primeira data no período da conversão
    • Data final: é calculada somando o número de dias na duração da exibição à última data no período da conversão. Exemplo: Última data: 1 de janeiro de 2019. Duração do relatório: 30 dias. Data final: 31 de janeiro de 2019.
Moeda específica do aplicativo  Sim Exceção: todos os aplicativos precisam usar a mesma moeda
Limitações  
  • Download de arquivos CSV:
    • Máximo de 10.000 linhas
    • Não está disponível para a tendência KPI por tempo de atribuição.
  • Gráficos: exibem os 5 ou 10 melhores, ordenados pelo número de usuários da coorte
  • Tabelas: exibem as primeiras 50 linhas ordenadas pelo número de usuários na coorte.
  • Receita: a receita de reinstalações de campanhas de UA não está incluída. 
  • Custo: a AppsFlyer não reporta dados de custo para palavras-chave que contêm letras maiúsculas no relatório de cohort ou na API de cohort.
Dados orgânicos Sim Incluso
Dados não orgânicos Sim Incluso
Atualização de dados em tempo real

Tempo real. 

Métricas de custo e desinstalação são atualizadas diariamente. As desinstalações são calculadas uma vez por dia usando o horário UTC. 

Dados históricos Sim Data mais antiga compatível, 720 dias antes da data atual.

Atualizações de Cohort

Atualizações e alterações de Cohort
Atualização   

01/01/2021

Granularidade: compatível com granularidade por hora nas 72 horas anteriores

10/01/2021

Suporte para transparência de agência. Para agências com uma relação transparente, a fonte de mídia original é exibida.

20-08-2020

Suporte para dados parciais indicado por traços em gráficos e tabelas, e o sufixo parcial em relatórios para download

14-07-2020

Recurso adicional: Meus relatórios

13-07-2020

Sessões de retargeting disponíveis

  • Sessões de retargeting que ocorreram em ou após 13 de julho de 2020 estão disponíveis. Isso significa que essa alteração não é retroativa. 
  • As sessões de retargeting estão disponíveis nas exibições de Cohort correspondentes, ou seja, retargeting e unificação. 
  • No caso da exibição unificada, se as sessões foram atribuídas a uma fonte de mídia de UA e retargeting, a fonte de mídia de retargeting prevalecerá e a fonte de mídia de UA não será exibida. 
  • Taxa de atualização dos dados: diariamente às 13:00 UTC.
Este artigo foi útil?