Dashboard de cohort

Visão geral: o dashboard de Cohort agrupa usuários de aplicativo por data de aquisição. Realizar análise de desempenho nos ciclos de vida do usuário. Use o dashboard para obter insights sobre como as diferenças de campanha alteram as métricas da campanha. 

Receita por dias pós-instalação, detalhada por fonte de mídia 

Full_cohort2_us-en.png

Dashboard de cohort

Para usar o Coorte, selecione usuários de um ou mais aplicativos e segmente-os por horário da conversão. Métricas de coorte como receita, ROI e taxas de conversão de eventos estão disponíveis. Para comparação, divida o coorte em dimensões como campanha ou fonte de mídia. Isso pode revelar padrões ou alterações no desempenho em relação aos ciclos de vida do usuário ou da campanha. Consulte Casos de uso de coorte

Dica

Quer saber mais sobre relatórios de coorte? Confira este curso curto e informativo no Portal de Aprendizado da AppsFlyer.

Princípios de cohort

OV.png
  • Tipo de cohort
    • Unificado
      • O desempenho conjunto das campanhas de aquisição e retargeting de usuários (incluindo custo e receita).
      • Se um evento for atribuído a ambos os tipos de conversão, apenas o evento de retargeting será incluído. Ou seja, o relatório é gerado usando a fonte de mídia de último toque real. Para quem está familiarizado com dados brutos, isso significa eventos em que is_primary_attribution=true.
    • Aquisição de usuário: dados de desempenho de instalações (reinstalações excluídas, a menos que sejam especialmente habilitadas)
    • Retargeting: dados de performance de reatribuições ou reengajamentos
  •  Tipo de tendência
    • Desempenho do ciclo de vida do usuário: os usuários são agrupados por horário de conversão. Isso permite comparar a performance do usuário pós-conversão, começando com o dia da conversão, conhecido como dia 0 do cohort. O Cohort desconsidera a hora do evento e usa apenas o dia do evento. Essa tendência normalmente é usada para avaliar a performance do usuário em relação à fonte de mídia.
      • Para granularidade de horas, o número máximo de horas é 72.
      • Para a granularidade do dia, o número máximo de dias é 180. 
      • Para granularidade semanal, o número máximo de semanas é 156
      • Para a granularidade do mês, o número máximo de meses é 36
    • KPI por tempo de atribuição: usuários são agrupados pela hora da conversão. Isso permite avaliar o desempenho da campanha ao longo do tempo e visualizar os KPIs da campanha em relação à hora da conversão
  • Métricas relacionadas ao custo: no Coorte, os dados de custo são incluídos somente se houver uma atribuição associada (instalação, reengajamento ou reatribuição). Em outras palavras, se uma campanha incorrer em custos com base em cliques e impressões, mas não tiver atribuições, o custo não será incluído nos relatórios de coorte. Esse princípio é válido para todos os níveis da hierarquia de publicidade. 
  • Opções de granularidade
    Tipo de granularidade  Período permitido Observações
    Dias Selecione 1–60 dias  
    Horas Selecione entre 1 e 72 horas das 72 horas anteriores Métricas relacionadas ao custo não disponíveis
    Semanas Até 26 semanas  
    meses Até 12 meses  

Exemplo: tendência de desempenho da vida útil do usuário x KPI por tendência de tempo de atribuição

Nesse exemplo, os mesmos dados brutos são usados para gerar os dois tipos de tendência de coorte. A tabela de dados brutos contém eventos de atribuição relacionados a diferentes usuários A, B, C e D. Os usuários engajam com um anúncio, instalam o aplicativo e, após a conversão, fazem uma ou mais compras. O dia de coorte 0 é o dia da instalação.

CohortExample_en-us.jpg

Métricas disponíveis

    Funções
Sempre / Opcional 

Métrica

Contagem cvr (taxa de conversão) Classificar Soma Usuários únicos eCPA
Número Percentual Percentual Número Número Número
Sempre Usuários (4) - - - - -
Sempre Custo (3) - - - - -
Sempre eCPI médio - - - - -
OPCIONAL "event_name"   - (5)
OPCIONAL Receita - - - -
OPCIONAL ROAS (3) - - - - -
OPCIONAL ROI (3) - - - - -
OPCIONAL Sessões (2) - - (1) -
OPCIONAL Desinstalações (3) - - - -

(1) Sessões exclusivas retornam quando aggregation_type=on_day
(2) Sessões de retargeting (reengajamento e reatribuição) estão disponíveis para sessões que ocorrem a partir de 13 de julho de 2020. Isso significa que as sessões que ocorrem até 12 de julho de 2020 não são exibidas. 
(3) Não disponível nos seguintes casos:

  • O tipo de visualização é unificado
  • A granularidade está em horas. Calculada diariamente usando o horário UTC. 

(4) A métrica Usuários conta o número de atribuições (instalações, reengajamentos, reatribuições) ocorrendo durante o período selecionado.   

(5) Custo efetivo por ação (eCPA): Custo/número cumulativo de usuários únicos realizando o evento.

Usando Coorte

Configurando uma análise

  1. Acesse Dashboard> Cohort.
    O dashboard de Cohort é aberto. O intervalo de datas de conversão e a granularidade são exibidos.
    mceclip0__1_.png
  2. Selecione a granularidade. 
  3. Defina o período de atribuição (aquisição do usuário ou engajamento por retargeting). Os dados relativos às datas mais recentes podem resultar em dados parciais indicados por traços em gráficos e tabelas. 
  4. Clique em Editar Coorte.
    A janela de configuração da Coorte é aberta.

    CohortSetup.jpg

  5. Complete o seguinte:
    • Tipo de coorte:
      • Aquisição de usuário.
      • Retargeting
      • Unificado: inclui os eventos in-app de atribuição de usuários e atribuições de retargeting. Observação: os eventos de retargeting têm precedência sobre os eventos de aquisição de usuários, o que significa que o relatório contém eventos em que is_primary_attribution=true
    • Selecione um tipo de tendência:
      • Desempenho da vida útil do usuário. 
      • KPI por tempo de atribuição.
    • Usuários dos aplicativos: selecione 1–muitos ou todos (significa os melhores 100 aplicativos em sua conta). Observação: as agências podem selecionar apenas um aplicativo.
    • Agrupado por: selecione uma ou mais dimensões [Padrão: Fonte de mídia]. 
    • Tamanho mínimo da coorte: defina o tamanho mínimo da coorte. Isso evita sobrecarregar seu relatório com coortes insignificantes (pequenas). [Padrão=1]
    • Campos opcionais:
      • Filtrado por: selecione uma ou mais dimensões para filtrar. Não há filtros padrão.
  6. Clique em Aplicar alterações.
    O relatório é exibido.
  7. Para finalizar a configuração de cohort, conclua um dos procedimentos de tipo de tendência a seguir. 
  8. [Opcional] Gerenciando relatórios de cohort salvos.

Tipo de tendência—desempenho da vida útil do usuário

Os usuários são agrupados em coortes por dias pós-conversão. O dia de conversão é chamado de dia pós-conversão 0. O dia seguinte é o dia pós-conversão 1, e assim por diante.

  • Para a granularidade do dia, o número máximo de dias é 180. 
  • Para granularidade semanal, o número máximo de semanas é 156
  • Para a granularidade do mês, o número máximo de meses é 36

DaysPost.jpg

  • Selecione uma métrica, função e por usuárioObservação: Nem todas as combinações de métrica, função e por usuário estão disponíveis. 
    • Métricas: receita, sessões, desinstalações, ROI, evento in-app, ROAS.
    • Funções: a métrica é calculada usando funções. A lista de funções varia dependendo da métrica.
      • Soma: a receita total em um dia de coorte. 
      • Contagem: contagem de eventos. Por exemplo, o número de sessões, número de eventos de receita, número de desinstalações etc. 
      • Usuários únicos: o número único de usuários que realizaram um evento. Isso significa, por exemplo, que se um usuário abrir o aplicativo 10 vezes em um determinado dia, o resultado mostrado será 1.
      • Conversão no aplicativo: taxa de conversão de instalação/retargeting para um evento in-app. O número de usuários únicos que realizam um determinado evento in-app pelaprimeira vez dividido pelo número de usuários únicos na coorte. Por exemplo, o número de usuários [únicos] em uma coorte é 100. Desses, 20 realizam um determinado evento in-app pela primeira vez. A taxa de conversão no aplicativo é de 20/100=20%. 
    • Por usuário: quando selecionada, a soma ou a contagem é dividida pelo número de usuários do aplicativo.
  • Duração da exibição: o número de dias da coorte para exibir a pós-conversão. Dia 0 é o dia da conversão, Dia 1 é o dia seguinte à conversão e assim por diante. Observação: a duração da exibição será truncada se o resultado for uma data futura.
  • Tabela ou Gráfico: 
    • Os gráficos exibem os 5 ou 10 melhores classificados pelo número de usuários de aplicativos no cohort. Isso é independente da dimensão exibida.
    • As tabelas exibem até 50 linhas. Os usuários, o custo e o eCPI médio (custo efetivo por instalação) sempre são exibidos independentemente da métrica selecionada.
  • No dia ou Cumulativo:
    • No dia significa o valor da métrica apenas para aquele dia.
    • No dia não fornece métricas relacionadas a custos.
    • Cumulativo significa o total cumulativo ou em execução da métrica. Atenção! No contexto de uma métrica exclusiva de usuários, isso significa o número de usuários únicos que realizam um determinado evento até um determinado dia de cohort. Não é a soma de usuários únicos dos dias anteriores. 

Tipo de tendência—KPI por tempo de atribuição

Os usuários são agrupados em coortes pela hora da atribuição

KPIdays.jpg

  • Selecione uma métrica, função e por usuárioObservação: Nem todas as combinações de métrica, função e por usuário estão disponíveis. 
    • Métricas: Receita, Sessões (não disponíveis na visualização unificada), Desinstalações, ROI, Evento in-app, ROAS.
    • Funções: a métrica é calculada usando funções. A lista de funções varia dependendo da métrica.
      • Soma: a receita total em um dia de coorte. 
      • Contagem
      • Usuários únicos: o número único de usuários que realizaram um evento. Isso significa, por exemplo, que se um usuário abrir o aplicativo 10 vezes em um determinado dia, o resultado mostrado será 1.
      • Conversão no aplicativo: taxa de conversão de instalação/retargeting para um evento in-app. O número de usuários únicos que realizam um determinado evento in-app pelaprimeira vez dividido pelo número de usuários únicos na coorte. Por exemplo, o número de usuários [únicos] em uma coorte é 100. Desses, 20 realizam um determinado evento in-app pela primeira vez. A taxa de conversão no aplicativo é de 20/100=20%. 
    • Hora do KPI: selecione Dia 0, Dia 3, Dia 7, etc. O Dia 0 é somente o dia de conversão. Dia 3 significa o dia da conversão e os próximos três dias, um total de quatro dias, da mesma forma, para os dias restantes. O valor do KPI é totalizado para o período selecionado. 
    • Por usuário: quando selecionada, a soma ou a contagem é dividida pelo número de usuários do aplicativo.
    • Tabela ou Gráfico: Gráficos exibem os 5 ou 10 melhores classificados pelo número de usuários de aplicativos na coorte. Isso é independente da dimensão exibida no gráfico. As tabelas exibem até 50 linhas.
    • No dia: o valor apenas no dia da coorte especificado. Por exemplo, no caso do dia 7, isso significa o valor no dia 7 após a conversão.
    • Cumulativo: o valor combinado de todos os dias especificados em Dias. Por exemplo, no caso do dia 7, isso significa o total do dia da conversão e dos 7 dias seguintes. Atenção! No contexto de usuários únicos, isso significa o número cumulativo de usuários únicos.

Lista de dimensões para agrupamento e filtragem

Dimensão Comentários Agrupar por Filtrar por
Anúncio  
ID do anúncio  
Conjunto de anúncios  
ID do conjunto de anúncios  
Agência  
Aplicativos Relevante quando o relatório contém vários aplicativos X
Tipo do toque atribuído Valores: clique, impressão ou NA (orgânico)
Campanha  
ID da campanha  
Canal  
Tipo de conversão

Dependente do tipo de coorte:

  • Aquisição de usuário: Instalação
  • Retargeting: Reengajamento, Reatribuição
País (geolocalização) Com base no endereço de IP do usuário

Hora. No caso de:

  • Granularidade dia dia é a data
  • Granularidade por hora é a hora do dia
  • Granularidade por semana é a semana do ano
  • Granularidade do mês é o mês do ano

Dependente do tipo de coorte:

  • Aquisição e unificação de usuários: a data em que o aplicativo foi inicializado pela primeira vez.
  • Retargeting: o horário em que o aplicativo foi inicializado pela primeira vez após o reengajamento.

 

X
Loja de aplicativos da instalação

Relevante para aplicativos que implementam a atribuição de várias stores do Android. Entre em contato com seu CSM para habilitar essa dimensão. 

Palavras-chave

Palavras-chave de busca fornecidas pelos parceiros integrados

Fonte de mídia  
Tipo de receita

 Regular, Monetização de anúncios

 x
ID do site  
Subparâmetro 1  

Usando Meus relatórios—Salve e selecione relatórios

  • A opção "Meus relatórios" permite que você salve as configurações atuais do dashboard para uso futuro. 
  • Selecione um relatório salvo para exibir os dados de cohort mais recentes disponíveis.
  • Você pode salvar um ou mais relatórios.
  • Somente você pode acessar Meus relatórios. 
Recurso

Descrição

Meus relatórios

MyReports.png

Selecione um relatório para exibir os dados mais recentes disponíveis.

Salvar alterações 

Salvar relatório. Observação: o relatório selecionado está sobreposto. 

Opções de ação (Elipse.png)

 

  • Salvar como novo
    • Salvar relatório usando um nome de relatório diferente
    • [Opção] Tornar esse relatório padrão
  • Renomear: alterar o nome do relatório
  • Definir como padrão: tornar o relatório padrão. Quando você abre o Cohort, este é o relatório que é exibido inicialmente
  • Excluir: excluir o relatório

Dados parciais

Use o controle Cohort em tempo real para selecionar o modo de exibição de dados:

  • [Padrão]Em tempo real:
    • Dados de atribuição atualizados continuamente em tempo real, incluindo a receita.
    • Os dados de custo são atualizados 6 vezes por dia, a cada quatro horas, em média.
    • Dados parciais (indicados por traços em relatórios e gráficos) estão incluídos
  • Diariamente: os dados são atualizados diariamente e ficam disponíveis alguns minutos após a meia-noite. Dados de dias parciais não são exibidos. 

O que são dados parciais?

Para um determinado dia no intervalo de conversão de dados, se o número de dias decorridos desde a data da conversão for menor que o dia do cohort, esse dia do cohort contém dados parciais. O que significa que os dados parciais ocorrem em qualquer dia em que a data do coorte é maior que a data do dia da conversão.

Exportar a coorte para um arquivo CSV

Para exportar relatórios de coorte para arquivos CSV:

  • No lado superior direito da janela de Relatórios de Cohort, clique em Download.png(exportar).
    O arquivo CSV do relatório de cohort é baixado.

Informações

Coorte para agências

  • O anunciante precisa conceder permissão à agência para usar Coorte. 
    • Para dar permissão a uma agência, o anunciante:
      • Vá para Configuração > Integrações ativas.
      • Seleciona a agência.
      • Acesse a guia de permissões, ative Permitir acesso aos seus relatórios de retenção e coorte.
  • As agências estão limitadas a acessar os dados de tráfego gerados pela agência. Elas não podem ver os dados relacionados ao tráfego orgânico ou não orgânico gerado em outro lugar.

Casos de uso

Soma da receita por país

Gráfico: receita acumulada por usuário

CohortGraph.png

Tabela: receita por dia

CohortTable.png

Conversão de evento in-app

Um anunciante define um evento in-app af_purchase.O gráfico de coorte exibe a porcentagem de usuários de aplicativos na coorte que efetuaram uma compra em mobile. Podemos ver que no dia 10, por exemplo, quase 30% (11,11 %+9.71%+7,47%) dos usuários da coorte realizaram uma compra em mobile

.Coorte-inapp

FAQ

Pergunta Resposta

Posso visualizar o Custo e ROI da palavra-chave do Apple Search Ads?

Sim, é possível.
O Apple Search Ads nos mostra o custo de cada palavra-chave por dia, separado por Campanha/Conjunto de Anúncios/Anúncio. Observação: a análise detalhada por localização/país não está disponível.

Para uma determinada fonte de mídia, por que o mesmo nome de campanha é exibido mais de uma vez?

  • Se você usar o mesmo nome de campanha com campanhas que tem IDs de campanha diferentes, o nome será exibido mais de uma vez. 
  • Você deve alocar nomes exclusivos de IDs de campanha
  • Ao alterar os nomes da campanha, os dados são alinhados com o último nome usado.

Posso visualizar usuários orgânicos?

Por definição, os usuários orgânicos estão incluídos nos relatórios de Cohort.

Para limitar o relatório de Cohort apenas a usuários orgânicos:

  1. No dashboard de Cohort, clique no botão Editar Cohort.
  2. Na janela de configuração de Cohort defina Filtrar por > Fonte de mídia é Orgânico:

    cohort_setup_filtered_by_media_source_is_organic.png

  3. Clique em Aplicar alterações
Posso ver dados de instalações excluídas? 

Instalações excluídas, como instalações de SRNs que foram excluídas devido a políticas de retenção de dados ou instalações excluídas do GDPR, não podem ser vistas no painel de coorte.

Para obter mais informações, clique aqui.

Posso comparar os dados da visualização diária com os dados das visualizações semanais ou mensais?

Não é fácil comparar dados de uma granularidade diária com uma granularidade semanal ou mensal, porque os LTVs de coorte não se alinham. 

Ao visualizar coortes em granularidade diária, o Dia 0 exibe os dados do dia das instalações. O dia 1 é o dia seguinte à instalação, o dia 2 é 2 dias após a instalação, etc. 

Ao visualizar coortes em granularidade semanal, os dados são exibidos para todas as instalações feitas em toda a Semana 0. A semana 1 é a semana após a instalação, a semana 2 é 2 semanas após a instalação, etc. 

Ao visualizar coortes em granularidade mensal, os dados são exibidos para todas as instalações feitas em todo o Mês 0. Mês 1 é o mês após a instalação, Mês 2 é 2 meses após a instalação, etc. 

Isso significa que os cronogramas de LTV não se alinham. Por exemplo, se você observar os dados de 9 a 15 de janeiro: se você usar a granularidade diária, o Dia 0 contém os dados do primeiro dia de todas as instalações feitas de 9 a 15 de janeiro. E o Dia 6 contém dados dos primeiros 6 dias pós-instalação de todas as instalações feitas de 9 a 15 de janeiro. Enquanto isso, na granularidade semanal, a Semana 0 contém dados de todo o período para todas as instalações feitas de 9 a 15 de janeiro. Portanto, para instalações em 9 de janeiro, os dados são como o dia 6. Mas para instalações em 15 de janeiro, é como o dia 0.

Características e limitações

Característica Observações 
Acesso da ad network ao Coorte Não disponível
Acesso das agências

Disponível

  • Limitado a um aplicativo.
  • Contas híbridas não podem acessar Coorte
  • Solicite permissão de acesso para cada aplicativo.
  • Não é possível selecionar vários aplicativos.
  • Acesso a dados orgânicos não é possível.
Transparência da agência Disponível a partir de 10 de janeiro de 2021
Fuso horário específico do aplicativo
  • Disponível
  • Exceção: em todos os casos a seguir, a AppsFlyer ignora o fuso horário específico do aplicativo e usa como fuso horário padrão UTC +0:
    • O relatório de coorte contém dados de vários aplicativos, e os aplicativos têm fusos horários diferentes.
    • Todos os aplicativos têm o mesmo fuso horário e o fuso horário de pelo menos um dos aplicativos foi alterado durante o período do relatório da coorte. Para determinar o período do relatório:
      • Data inicial: a primeira data no período da conversão
      • Data final: é calculada somando o número de dias na duração da exibição à última data no período da conversão. Exemplo: Última data: 1 de janeiro de 2019. Duração do relatório: 30 dias. Data final: 31 de janeiro de 2019
    • Os dados semanais e mensais serão exibidos no fuso horário UTC
Moeda específica do aplicativo 
  • Disponível
  • Exceção: todos os aplicativos precisam usar a mesma moeda. Se não usarem, USD é usado.
Limitações
  • Download de arquivos CSV:
    • Máximo de 10.000 linhas.
    • Não está disponível para a tendência KPI por tempo de atribuição.
  • Gráficos: exibem os 5 ou 10 principais classificados pelo número de usuários na coorte.
  • Tabelas: exibem as primeiras 50 linhas ordenadas pelo número de usuários na coorte.
  • Reinstalações: se os eventos pós-reinstalação forem considerados orgânicos não atribuídos, eles não serão incluídos no Coorte. Se forem atribuídos à primeira instalação, são. Saiba mais
  • Custo: a AppsFlyer não reporta dados de custo para palavras-chave que contêm letras maiúsculas no relatório de cohort ou na API de cohort.
  • Limite de 10 exportações CSV por minuto e 100 por dia (por usuário).
  • Limite de 20 consultas de dados por minuto e 500 por dia (por usuário). Alterar período de tempo, agrupamento, KPI, etc. é considerado uma nova consulta.
Dados orgânicos Incluso
Dados não orgânicos Incluso
Atualização de dados
  • em tempo real
  • Exceções:
    • Coortes diárias:
      • Métricas de custo, receita publicitária e desinstalação são atualizadas diariamente.
      • As desinstalações são calculadas uma vez por dia usando o horário UTC. 
    • Coortes semanais e mensais:
      • Dados em tempo real não estão disponíveis. Os dados só aparecerão depois de concluídos (ou seja, no final da semana ou do mês).
        No entanto, os dados em que alguns dos dados de instalação foram finalizados, como alguns dados concluídos (tempo pós-instalação) e outros ainda não iniciados, serão exibidos.
Dados históricos
  • Coorte diária: 2 anos
  • Coortes semanais/mensais: 3 anos
Geolocalização/país
  • Disponível
  • Quando a localização geográfica é desconhecida (N/A), os dados de receita de anúncios não são exibidos no agrupamento por localização.
Contagem de sessões

A contagem de sessões para o Dia 0 na visualização de Retargeting pode ser menor do que a contagem de usuários.
Há algumas razões para isso acontecer. As mais comuns são:

  • A sessão de reengajamento já foi atribuída antes que o reengajamento tenha sido registrado. Neste caso, não será atribuído à sessão de retargeting
  • Filtrando por outras configurações, como o Tempo mínimo entre as sessões. Nesse caso, o reengajamento é registrado. No entanto, as sessões são filtradas e não serão gravadas
Retargeting e dados unificados Os dados mensais da sessão estão disponíveis apenas de 1º de setembro de 2021 em diante
Receita de anúncios
  • Não disponível ao visualizar coortes com granularidade por hora.
  • Podem haver discrepâncias entre os valores das receitas de anúncios exibidas nos dashboards de Cohort e Visão Geral. Isso ocorre quando as ad networks informam a receita em UTC e os aplicativos têm um fuso horário diferente.
  • Para eventos af_ad_revenue, a métrica de usuários únicos não está disponível quando o tipo de agregação é:
    • "Cumulativo".
    • "No dia", para datas entre 5 de outubro de 2022 e 16 de fevereiro de 2023.
Granularidade de semanas e meses
  • A granularidade de semana e mês só está disponível no painel de coorte.
  • Usuários únicos e métricas de taxa de conversão não estarão disponíveis se os dados incluírem instalações anteriores a novembro de 2022.
  • As métricas relacionadas ao custo não estão disponíveis ao agrupar por semana ou mês. Algumas delas são:

    • Custo
    • eCPI
    • ROI
    • ROAS 
  • Os dados históricos estão disponíveis apenas a partir do ano de 2021.
Período de coorte
  • O período de conversão é referido como 0 (Hora 0, Dia 0, Semana 0 ou Mês 0). O próximo período após a conversão é chamado de 1 (Hora 1, Dia 1, Semana 1 ou Mês 1) e assim por diante.
  • Na AppsFlyer, um período de coorte não leva em consideração o carimbo de data/hora de instalação específico. Em vez disso, as horas de coorte são arredondadas para a hora mais próxima e os dias, semanas e meses de coorte são baseados no dia, semana ou mês do calendário. Isso pode causar discrepâncias ao comparar os dados de coorte da AppsFlyer com os dados de coorte de outras redes, onde todos os períodos de coorte são determinados pelo carimbo de data/hora de instalação específico (o que significa que uma hora é de 60 minutos após a instalação, um dia é o registro de 24 horas após a instalação período após o carimbo de data/hora da instalação, etc).